Instituições apoiadoras

O Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos hídricos recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. 

A Agência Nacional de Água (ANA) apoiou a elaboração dessa proposta e está comprometida com a sua implementação, disponibilizando dados, estrutura, capacidade técnica e recursos financeiros a fim de contribuir para a sustentabilidade dessa iniciativa. Espera-se também contar com o apoio das Fundações de Apoio à Pesquisa nos Estados e em âmbito nacional, tais como CNPq e FINEP.

O objetivo principal desta iniciativa conjunta da ANA e da CAPES é de proporcionar formação ampla aos alunos, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos, com a compreensão e incorporação das dimensões relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos, tais como: qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas, de regulação, entre outros.

Foi promovida também articulação com o Institute for Water Education, ligado a UNESCO – UNESCO-IHE. Essa instituição representa o maior estabelecimento internacional de ensino na área de recursos hídricos em nível de pós-graduação e, tem, dentre diversos objetivos, desenvolver capacidades educacionais para aumentar o conhecimento e as habilidades dos profissionais que trabalham no setor de água.

A UNESCO-IWE, em quase 60 anos de funcionamento, já formou em nível de pós-graduação cerca de 15.000 profissionais que atuam com água em mais de 160 países. 

Umas das possibilidades que surgem com a cooperação com o IHE-UNESCO é o intercâmbio de docentes e discentes, para o desenvolvimento de atividades específicas ligadas ao mestrado profissional.

1/28
EVENTOS 2021

Servidores da ANA apresentam série de palestras no ProfÁgua

 

Com primeira apresentação no dia 09 de abril têm-se início a uma série com 12 palestras sobre temas diversos na área de recursos hídricos, que acontecerão até 25 de junho sempre às sextas-feiras. Conheça os temas de cada uma delas em:

XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

21 a 26 de novembro de 2021

Belo Horizonte, MG.

Envio de trabalhos até 24 de maio.

Captura de Tela 2021-04-30 às 21.22.25.p

Defesas de dissertação  

Exames de qualificação 

Convite para a Qualificação do Mestrado ProfÁgua - Rodrigo Werneck.jpg
Convite Qualificação de Mestrado Marcelo.jpg
UnB_ Convite_ Exame de Qualificação Adaiane Pereira de Souza.jpg
Convite_Felipe.jpg
Captura_de_Tela_2019-04-13_às_11.50.10.p